sexta-feira, 25 de junho de 2010

Madeleines



Este pequeno bolinho é tão popular na França quanto o nosso bolo de fubá. Normalmente servido no café da manhã quando o cheiro de bolo quente saindo do forno desperta toda a casa, ou mais comumente nos dia de hoje, em cafeterias e casas de chá.

É uma receita fácil, conhecida como Quatre-Quarts ou quatro por quatro, ou seja, quatro ingredientes em quantidades iguais. Fácil né?

Para 24 Madeleines:

  • 250 gramas de açúcar

  • 250 gramas de farinha

  • 250 gramas de manteiga (amolecida em pomada, dessorada e levemente batida)

  • 250 gramas de ovos (6 ovos grandes)

  • Baunilha ou raspas de limão para perfumar.


Você pode fazer na mão, eu faço na batedeira e pronto. Bata o açúcar e os ovos até dobrarem de volume e o batedor formar uma fita. Quanto mais tempo você bater, melhor e mais firme a mistura vai ficar e não perderá volume quando acrescentarmos os outros ingredientes. Agora junte a farinha peneirada e misture de baixo para cima, bem levemente para não perder muito ar. Coloque a manteiga derretida em pomada e dessorada, o soro pode depositar se no fundo das formas deixando suas madeleines coladas. Por fim acrescente a baunilha ou, para sermos mais originais, as raspinhas de limão, não muito, só o suficiente para perfumar.

As forminhas de Madeleines são lindas, em forma de pequenas conchas, são um pouco difíceis de se achar no Brasil, mas vale a pena o esforço de procurar na internet ou em importadoras. Existem formas de aço ou de silicone, as de aço assam mais rapidamente, já as formas de silicone são muito mais simples de desenformar e de limpar, fica à sua escolha, boa sorte. Você pode assar na verdade em qualquer formato, seja criativo e divirta se.



Se estiver usando formas de aço, unte-as com manteiga, não margarina por favor, e farinha. Encha as formas com a massa e asse em forno pré-aquecido a 200 graus de 25 a 30 minutos. Desenforme ainda quente.

6 comentários:

  1. ola marcelo. estou aqui. Vc tem receita de cupcake ,ou melhor, vc dá curso aqui no rio? acho lindo saborear e quero saber fazer tbm. abraços, sandra

    e financier? é madeleine no tabuleiro fininho? minhas perguntas sao ogras,desculpe-me. Estou iniciando nesta arte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,

    Legal vc estar interessada em aprender, é isso que leva os grandes chefs ao sucesso, sempre busque por respostas e experimente tudo. Bem, como diria Jack o Estripador, “Vamos por partes” . Primeiro: sim tenho algumas receitas de cupcakes, uma inclusive aqui no blog, na verdade trabalho com uma excelente chef pâtissière, Carolina Pohlmann, que faz cupcakes maravilhosos. Ela é chef do La Fourmi e fazemos alguns cursos no Rio, de vez em quando, posso avisá-la quando prepararmos o próximo. Segundo: Financiers não têm nada haver com madeleines. Madeleines são pequenos bolinhos em forma de coquille san jaque (conchinas) e sua receita é simplesmente 4 por 4, ou seja, 1/4 de farinha, 1/4 de açúcar, 1/4 de manteiga e 1/4 de ovo (veja receita aqui no blog). Já Financiers são petit fours feitas com farinha de amêndoas, farinha de trigo, açúcar, manteiga e apenas claras de ovo. São receitas maravilhosas. Experimente todas !! Aliás, vou por uma receita de Financiers aqui em breve, aguarde.

    Bjs

    Marcelo XX

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Marelo, vi sua receita no mais você e fiquei encantada pois, sou viciada em café e em qualquer receita (boa) que contém o mesmo. Sou iniciante no ramo da confeitaria pois, AMO cozinhar e faço tudo com muito amor e capricho.
    Adorei seu Blog, já virei fã.
    Tenho uma curiosidade... O que é manteiga em pomada e dessorada? Como faz isso?
    Abraços
    Patrícia Lins Serra

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia,

    Existem diversas receitas bem legais com café. Eu também adoro todas, desde coberturas pra éclairs (bombinhas) até pratos salgados como molhos para caças e assados. Quem sabe em breve posto algumas destas receitas.
    Bem , com relação a manteiga em pomada, nada mais é do que o estado físico em que se encontra, ela não pode estar nem muito dura nem totalmente derretida, ainda tem que apresentar certa onctuosidade e não pode estar separada da gordura nem do soro. Quando falo em manteiga sem soro, é por que dependendo da qualidade da manteiga ela virá com mais ou menos água, prefira uma com baixo teor de água pois o excesso de água vai fazer com que as partes sólidas da manteiga se depositem no fundo das forminhas, dificultando a retirada das madeleines. Estas frescurinhas de chef que fazem a vida ser mais feliz rsrsrsrs. Tente fazer essa receita, tenho certeza que você vai fazer sucesso.

    Bjs

    Marcelo xx

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE MARCELO

    GOSTARIA DE SABER SE VC SABE COMO EU POSSO ARRUMAR FORMA DE SILICONE PARA FINANCIER POIS ESTOU A PROCURA E NAO SEI AONDE ENCONTRAR.

    AGUARDO A SUA RESPOSTA


    DAYSE

    ResponderExcluir
  6. Oi Deyse,

    Realmente encontrar forminhas de Financiere ou de Madeleines por aqui é praticamente impossível. Eu compro bastante coisa legal quando vou a Buenos Aires, mas acho que eles entregam aqui. Dá uma olhada neste link que tem as principais lojas da AV. Jujuy em Buenos Aires http://www.espacioliving.com/1122534 . Em São Paulo existem algumas importadoras interessantes, como a Doural http://www.doural.com.br/cozinha,dept,4.aspx . Vale a pena dar uma olhadinha no que eles têm.

    Qualquer dúvida, ou se vc achar algum novo endereço, é só me falar.

    Marcelo Pegado

    ResponderExcluir