quinta-feira, 29 de abril de 2010

Coelho de Páscoa


Hoje preparei um divertido Coelho com Alecrim e Cebolas Caramelizadas. O Namorado da minha irmã trouxe dois coelhinhos para a Páscoa... Rsss brincadeirinha, eram dois coelhos já limpos e congelados, bem grandes e gordinhos, o Roger Rabbit aí em cima continua correndo pelo meu jardim e brincando com meus filhos. Fiz uma receita rápida e simples, íamos receber alguns amigos para almoçar, 8 pessoas ao todo, então eu teria que ser esperto se não quisesse passar toda a tarde na cozinha enquanto meus amigos bebiam e se divertiam sem mim. Já havia resolvido fazer o coelho quando descobri que minha comadre, uma das convidadas, não comia coelho por pena de comer um bichinho tão fofinho. Ora, convenhamos que assusta um pouco. Quem não conhece, nunca comeu, ainda tem aquela imagem quase infantil de ternura e carinho, mas eu tenho certeza que quando você experimentar o tenro e suave sabor de um coelho bem feito, suas perspectivas mudarão para sempre. Afinal, estamos no topo da cadeia alimentar, aproveite!


Sempre que alguém fala sobre coelhos logo pensa em vinho tinto. Particularmente prefiro um sabor mais suave com o delicado sabor do coelho de criação. Caso esteja preparando esta receita com coelhos de caça, que possuem um sabor mais rico proveniente da variada alimentação que o animal teve no campo, fique a vontade para substituir o vinho branco por um encorpado tinto.




  • · 8 coxas de coelho

  • · 1 colher se sopa de mostarda ancienne (com sementes)

  • · 1 limão

  • · 1 cebola roxa grande

  • · 2 cenouras

  • · 4 cabeças de alho (isso mesmo 4 cabeças não se assuste)

  • · 4 tomates grandes sem pele e sem sementes

  • · 1 colher de chá de extrato de tomates

  • · 2 ramos de Alecrim fresco

  • · 1 litro de vinho branco seco (eu gosto de usar um Chardonnay)

  • · 600 ml de caldo de galinha

  • · Cebolinha fresca e picada

  • · 12 cebolas pequenas

  • · 2 colheres de sopa de melado de cana (eu uso mel de engenho)

  • · 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

  • · 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

  • Azeite, sal e pimenta


Para começa tempere o coelho com o limão, a mostarda, sal e pimenta e deixe descansar um pouco enquanto prepara o resto dos ingredientes. Corte a cenoura e o tomate pelado em cubos pequenos, a cebola em tiras finas e descasque os dentes de alho, reserve.


Agora vamos dourar o coelho em cerca de 3 colheres de sopa de azeite, faça em partes para o azeite não esfriar e quando estiver escurecendo troque por um azeite novo e recomece a dourar as coxas do coelho, cerca de 2 minutos de cada lado, reserve.


Em uma caçarola, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola, as cenouras e os dentes de alho por mais ou menos 2 minutos, misture o extrato de tomates e os tomates cortados. Despeje meia garrafa do vinho e misture mais um pouco, então coloque o coelho sobre os legumes e complete com o restante do vinho e o caldo de galinha e deixe cozinhar em fogo brando por 1 hora.


Enquanto isso, prepare as pequenas cebolas caramelizadas. Em uma pequena frigideira ou panela coloque uma colher de manteiga , as cebolas e deixe refogar por cerca de 5 minutos, quando estiver secando deglace a panela com o vinagre balsâmico e acrescente as duas colheres de melado, tampe e deixe caramelizar.


Quando o coelho estiver cozido separe as coxas e coe o caldo, coloque os legumes sobre o coelho e retorne o caldo para o fogo até reduzir pela metade, retire do fogo e acrescente a manteiga restante, você terá um rico e brilhante molho, quanto mais você reduzir, mais denso o molho ficará. Agora coloque as cebolas caramelizadas por cima as cebolinhas picadas e sirva o molho à parte.


Este coelho é realmente muito simples de preparar e você pode fazer tudo com antecedência, aliás fica melhor assim. Eu sirvo com purê de batatas ou uma massa na manteiga, nada mais. Todos gostaram e aquela minha comadre que não comia coelhos estava com uma bela coxa nas mãos, morrendo de pena, mas com certeza adorando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário