segunda-feira, 24 de maio de 2010

Semi-Freddo de Macadâmias

Photo272


Semi-Freddos são fantásticos. Não existem limites para misturas e idéias. Basicamente tudo que você gosta pode virar um excelente semi-freddo. Os italianos são os melhores produtores de sorvete do mundo, nem por isso deixam de preparar semi-freddos cada vez mais surpreendentes. Frutas secas, chocolate, castanhas, pistache, banana, M&M,  bombom, tudo fica legal.


Você não vai precisar de nenhuma máquina de sorvete, mas uma batedeira vem bem a calhar.  Existem várias receitas, algumas mais próximas dos sorvetes cremosos, usando creme inglês, outras mais fofas e leves como merengue italiano. Hoje vamos fazer a versão clássica italiana com ovos crus, creme e açúcar.




  • 500 ml de creme fresco gelado

  • 4 ovos grandes

  • 100 gramas de açúcar

  • 100 gramas de macadâmias (ou amêndoas, ou avelãs...)

  • 50 ml de água

  • Uma pitada de sal


praline


Primeiro vamos fazer um praline. Para que as macadâmias continuem crocantes, mesmo em contato com o creme e o frio, precisamos envolvê-la em caramelo. Misture 50 gramas de açúcar com 50 ml de água até dissolver, faça isso fora do fogo, por que se você mexer depois neste caramelo ele vai cristalizar.  Quando estiver ficando vermelho coloque as macadâmias e rapidamente envolva ás no caramelo, despeje sobre um papel manteiga untado e deixe esfriar.


Enquanto isso, bata o creme em chantilly a mão, eu prefiro assim, fica mais fácil de acertar o ponto e não estragar tudo. Bata as claras em neve com uma pitada de sal, agora pode usar a batedeira pra descansar o braço.  Em outra vasilha bata as gemas com o restante do açúcar até dobrarem de tamanho e ficarem brancas. Com muita calma misture tudo bem de levinho, de baixo para cima, de dentro para fora, não se preocupe em deixar a mistura homogenia, Hei! Esta é uma sobremesa rústica, coisa de macho. Pois bem, com toda sua macheza, quebre as macadâmias carameladas em pequenos pedacinhos e mais uma vez misture com muita calma. Coloque no freezer até amanhã e me chame pra almoçar.


Photo279Photo285


Eu sirvo com couli de morangos e couli de maracujá.


marcelopegado assina

2 comentários:

  1. Gisele mascarelli Salgado19 de dezembro de 2009 às 16:55

    Oi Marcelo
    Simplesmente repeti essa receita 10 vezes.... muito muito boa. Eu não gostava muito de sorvete por causa do gosto de gordura que geralmente os sorvetes prontos tem. Esse é divino... Fiz com amendoa, amendoim, yogurte, doce de abóbora com leite de côco. As únicas que não ficaram muito boas foram quando eu coloquei fruta batida na massa. Coloquei creme de papaia e creme de banana (frutas batidas com creme de leite) e o sorvete simplesmente cristalizou. Ficou muito duro mesmo e cristalizado. Eu rebati e deu para comer, mas não ficou bom. Será que tem um jeito de fazer esse sorvete com frutas? ou para isso tenho de ter uma sorveteira?
    Hoje vou fazer a sua receita de pizza que prometi aqui em casa a um tempão.
    adorei o site, amei as receitas
    e nota 10 na didática e 1000 na apresentação
    um grande abraço
    Gisele Salgado

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele,


    Antes de mais nada, gostaria de agradecer o carinho e o estimulante comentário. Muito Obrigado. Chegou o verão e os dias estão infernais, hora certa para experimentar novas receitas de sorvetes e sorbets. A diferença básica, entre um e outro, é a adição de gordura, como o creme. Os sorbets são geralmente feitos apenas com a polpa da fruta, água e açúcar. Particularmente, acho os sorbets bem mais interessantes, são mais refrescantes e as possibilidades de sabores são praticamente infinitas. Sempre que viajo pelo Brasil me surpreendo com as frutas, suas cores e sabores exóticos são perfeitos para sorbets que estaria em qualquer mesa 5 estrelas da Europa. O segredo é saber a quantidade certa de açúcar para "geleificar" melhor. A quantidade de açúcar vai variar de acordo com a acidez, quantidade de água e doçura da fruta. Então não existe uma receita única para a perfeição. Isso que me fascina nos sorbets, o desafio. Se você não tiver uma sorveteira terá que tomar mais cuidado durante o processo, mas o resultado será praticamente o mesmo. Para a geleificação perfeita, precisamos da pectina que é um polissacarídeo ramificado, é um dos principais componentes da parede celular das plantas e suas ramificações servem para aprisionar a água em redor a fim de tornar o meio mais gel. Papo técnico. Algumas frutas não geleificam muito bem sem a adição de pectina comercial, que você pode achar em pó em qualquer loja especializada. As frutas com mais índice de pectina são a maçã e os cítricos. Em sorbets de morango, por exemplo, é só juntar um pouco de suco de limão à poupa e pronto. Vamos dar uma olhada no clássico Sorbet de Limão:

    Primeiro a Calda:

    A calda de açúcar é feita rapidamente. Quando fria é só deixar na geladeira num pode de vidro ou plástico. Dura 2 ou três semanas. Esta quantidade vai dar pra você preparar cerca de 4 receitas diferentes, aproveite.

    1 kg de açúcar
    1 lt água

    Numa panela grande, leve a água e o açúcar a um leve ponto de fervura, fogo baixo para não cristalizar, por cerca de 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Leve a geledeira ou ao freezer, vamos utilizá-la bem gelada.

    Eu uso limão siciliano, aqueles amarelos grandes, eles são menos ácidos do que os verdinhos (Taiti). Então tá:
    Raspas bem finas de 2 limões (sem a aparte branca amarga)
    suco de 6 limões grandes (250 ml)
    200 ml de Calda de Açúcar
    300 ml de água mineral sem gás
    1 clara de ovo batida (se você não tiver uma sorveteira vai precisar da clara)

    Faça uma infusão com o suco do limão, a água e as raspinhas de limão. Cozinhe por 10 minutos, deixe esfriar e leve a geladeira.

    Quando tudo estiver bem gelado, faça a mistura. Junte a calda, o limão com as raspas e coloque em uma assadeira baixa, cubra com filme plástico e leve ao freezer até ficar parecendo "neve derretida", ou seja, a mistura vai estar gongelada no fundo e nas bordas, mas ainda estará geleificando no meio. No processador ou no liquidificador, bata o sorvete semi gongelado juntamente com a clara em neve, por 1 minuto em velocidade baixa, até ficar macio e claro. Recoloque na forma, cubra e leve ao freezer até ficar firme.

    Existem diversas receitas e infinitas possibilidades para criar novos sabores. Experimente e continue escrevendo, sempre que quiser.

    Bjs

    Marcelo xx

    ResponderExcluir