terça-feira, 18 de maio de 2010

Tart Tatin de Nectarinas

DSC09670_640x427

Ok, você nunca fez uma torta na vida. Não sabe abrir a massa e se queima no forno sempre que tenta ascendê-lo. Esta receita é perfeita pra você começar a entender um pouco mais de cozinha e se divertir com as possibilidades de sabores e recheios. Brincadeiras a parte, esta é uma receita clássica maravilhosa.Criada pelas irmãs Tatin, Stéphanie e Caroline que eram proprietárias do Hotel Tatin, no século XIX, em Lamotte-Breuvon, na Sologne, próximo aos belos castelos do Loire.

Conta a versão mais popular que Stéphanie, a mais velha, colocou as maçãs para caramelizar e distraída, deixou passar do ponto. Não conseguiu retirar da forma e por não ter outro jeito, resolveu colocar a massa por cima. O sucesso da sobremesa foi tal que, a partir daí, todas as tortas de maçãs passaram a ser feitas deste modo pelas irmãs.

Dizem, no entanto que já existia na Sologne esta receita sob o nome de Tarte Reversée e que Stéphanie apenas a tornou popular.

Seja qual for a estória, a verdade é que estas tortas são maravilhosas e você pode usar praticamente qualquer fruta que queira, basta caramelizá-la e cobri-la com uma bela massa.

  • 200 gramas de Massa Básica para Tortas Doces (veja Receitas Básicas)

  • 6 ou 7 Nectarinas grandes

  • 3 colheres de sopa de açúcar

  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

  • 1 raminho de alecrim

  • as amêndoas amargas que ficam dentro dos caroços das nectarinas e pessegos

  • um glug de grapa ou cachaça


Retire os caroços das nectarinas e reserve os. Corte a fruta em gomos com casca e tudo. Em uma frigideira de aço, que possa ir ao forno, coloque a manteiga, as nectarinas e o açúcar por cima, vai se formar uma calda maravihosa com o próprio sumo da fruta. Perfeito!

Leve ao fogo médio por cerca de 15 minutos, ou até se formar um caramelo avermelhado no fundo da frigideira. Enquanto isso, quebre os caroços das nectarinas usando um quebra-nozes. Retire as pequenas amêndoas amargas e pique-as bem pequenininhas e jogue sobre as nectarinas, elas ficarão perfeitas com o azedinho da fruta e o amarguinho do caramelo. Agora flambe com um pouco de grapa ou cachaça, deslique o fogo e acrescente o raminho de alecrim. Enquanto esta infusão esfria, abra a massa com um rolo de cozinha ou até mesmo com uma garrafa. Não precisa ser certinho, lembre-se, você nunca fez uma torta. Então abra a massa até ela ficar do tamanho da frigideira ,que já deve estar fria a esta altura. Retire o alecrim. Com a ajuda do rolo coloque a massa sobre o recheio, empurrando as bordas para dentro do caramelo com a ajuda de de um garfo se necessário. Descarte qualquer excesso de massa e leve ao forno 220 graus por cerca de 20 minutos. Desenforme ainda quente, simplesmente virando a frigideira sobre um prato de torta. Sirva quente com uma bola de sorvete de creme.

DSC09672_640x427DSC09699_640x427

Nenhum comentário:

Postar um comentário